Mineração

As reservas de carvão da Empresa estão localizadas no Município de Lauro Muller e estão distribuídas nas três camadas economicamente exploráveis conhecidas na região carbonífera - Barro Branco, Irapuá e Bonito - totalizando 80.000.000 t em áreas operacionais e 100.000.000 t em áreas em planejamento, garantindo o fornecimento seguro de carvão para o mercado consumidor e o atendimento a contratos de longo prazo.

O setor produtivo é composto por duas unidades extrativas e de beneficiamento as minas subterrâneas: Mina Bonito I e Mina 3G Plano II – e pelos respectivos lavadores de carvão – Lavador Boa Vista e Lavador Novo Horizonte.

O método de lavra empregado é o de Câmaras e Pilares (sem recuperação dos pilares) com utilização de explosivos para a fragmentação do carvão. O método emprega perfuratrizes de frente (realizam as perfurações para inserção dos explosivos), perfuratrizes de teto (realizam as perfurações do teto das galerias para introdução dos tirantes que conferem a segurança às mesmas), carregadeiras frontais sobre pneus (coletam o carvão desmontado e o transportam até o ponto de carga do sistema de transporte ) e correias transportadoras ( realizam o transporte do carvão desde as frentes de serviço até a superfície).

Além destes equipamentos produtivos as minas contam com sistemas de ventilação forçada para adequar a atmosfera subterrânea às necessidades dos trabalhadores, sistemas de transporte de materiais e de pessoal, comunicação, drenagem de águas subterrânea, iluminação e sistemas de energia elétrica em baixa e alta tensão.

Beneficiamento

O setor de beneficiamento e tratamento de minério da Carbonifera Catarinense conta com duas usinas de beneficiamento, e controle de qualidade e de um terminal ferroviário para embarque de minério, denominados:
- Lavador Boa Vista;
- Lavador Novo Horizonte;
- Terminal de Embarque Urussanga.
O Lavador Boa Vista com capacidade de processamento em torno de 4.500 toneladas/dia de carvão bruto. Nesta unidade o carvão é conduzido por uma correia transportadora desde o interior de um silo de armazenamento de carvão bruto até o conjunto de britadores e peneiramento para ser triturado. Após a trituração, o carvão é submetido a um duplo tratamento através de concentração gravimétrica, primeiro por jigagem e depois por meio denso, neste processo ocorre a separação de carvão puro dos rejeitos. O carvão puro de granulometria fina ainda sofre um processo de classificação e deslamagem. Independente da granulometria, todo o material beneficiado é lançado em peneiras desaguadoras.
O Lavador Novo Horizonte apresenta capacidade de processar até 2.800 toneladas/dia de carvão bruto. Nele, o carvão é conduzido por uma correia transportadora do interior de uma casamata sob uma pilha de carvão bruto até a estação de britagem e peneiramento para ser triturado. Após a trituração, o carvão é submetido à concentração gravimétrica, através do processo de jigagem, quando ocorre a separação de carvão puro dos rejeitos. O carvão puro de granulometria fina ainda sofre um processo de classificação e deslamagem. Independente da granulometria, todo o material beneficiado é lançado em peneiras desaguadoras.
Terminal de Embarque de Minério Urussanga, trata-se de uma estrutura capaz de armazenar e carregar comboios ferroviários e recebeu por diversas vezes o primeiro lugar no ranking dos terminais operados pela Ferrovia Tereza Cristina no quesito eficiência e rapidez no carregamento de comboios ferroviários.

O Produto

Produtos sem classificação granulométrica:
• Carvão Mineral CE 4.100
• Carvão Mineral CE 4.500
• Carvão Mineral CE 5.200

Produtos com classificação granulométrica:
• Finos de carvão mineral para coque
• Finos de carvão mineral para cerâmica de revestimento
• Finos de carvão mineral para cerâmica estrutural
• Carvão Mineral CE 4.500 (>19,00 mm)
• Carvão Mineral CE 4.500 (3,00 mm a 19,00 mm)
• Carvão Mineral CE 4.500 (< 3,00 mm)