Notícias

Voltar para notícias 13/09/2016

Carbonífera Catarinense reúne eletricistas para reciclagem

Requisitos sobre condições mínimas para trabalhar com eletricidade são tema de encontro em Lauro Müller

 

Nos dias 12 e 13 de setembro a Carbonífera Catarinense, reuniu seus 37 eletricistas em seu centro de treinamentos para realizar o curso de reciclagem Norma Regulamentadora número 10 (NR10). Divididos em grupos mistos, entre trabalhadores da superfície, Mina G e MIna Bonito, os eletricista foram orientados sobre os requisitos e condições mínimas pare trabalhar com instalações elétricas.

A prática é realizada a cada dois anos através de reciclagem com as pessoas envolvidas no trabalho com sistema elétrico e é sempre conduzida pelo engenheiro eletricista Ezequiel Honorato.

Além da ementa que aborda os pré requisitos básicos para desenvolver um trabalho seguro no sistema elétrico, a NR10 também envolve os colaboradores com os temas: primeiros socorros e combate a incêndios, ministradas pelo engenheiro Pedro Daminelli, e riscos elétricos, ministrada pelo engenheiro Ezequiel da Rosa Honorato, engenheiro eletricista da Carbonífera Catarinense

Para o engenheiro Ezequiel Honoraro, que pela segunda vez ministrou o treinamento, o ponto crucial foi a possibilidade de integração e atualização nas questões de segurança que o próprio sistema proporciona. “Trabalhar com segurança. Diminuir os riscos e desenvolver o espírito crítico que permitam valorizar o ambiente e atuar sobre os prováveis incidentes. Esse foi nosso foco”, disse.

Para o eletricista de superfície Lucas Correa, que também participa pela segunda vez do treinamento, a integração dos setores está entre os principais diferenciais do evento. “Além disso, a troca de experiências entre os colegas e a atualização nos processos são muito válidas, pois conseguimos estar sempre atualizados. Eu, por exemplo, já implantei uma mudança discutida nessa troca de experiência do dia do treinamento”, completou.

O engenheiro Pedro Daminelli ressaltou a importância da qualificação adquirida para todos na oportunidade. “Os profissionais já habilitados para executar seu trabalho de eletricistas saíram do treinamento com uma excelente noção sobre o assunto tratado. Esses procedimentos podem ser uma necessidade no trabalho e na vida particular de cada um, ou seja, o conteúdo será muito bem utilizado por todos”, opinou.