Notícias

Voltar para notícias 09/12/2016

Celebrações em honra a Santa Bárbara e Santa Luzia emocionam na Carbonífera Catarinense

Programação iniciou na sexta-feira e seguiu até domingo

 

Seguindo a tradição da Carbonífera Catarinense, o final de semana foi repleto de momentos de devoção em honra à Santa Bárbara e Santa Luzia. Na última sexta-feira, início das atividades, direção e colaboradores estiveram unidos para a procissão da Santa Bárbara. Simultaneamente, a partir das 17h, no subsolo das minas Bonito e Novo Horizonte a caminhada foi iniciada. Os quatro turnos ficaram responsáveis pelo seu translado até a superfície para a celebração tradicional. No trajeto da procissão o que ficou claro foi a devoção de todos os presentes que, mais que mineiros, se mostraram grandes fieis e devotos.

O ambiente foi tomado por orações e canções entoados na opacidade da mina, iluminada apenas pelas lanternas dos mineiros e pelas luzes preparadas especialmente para as santas nos trajetos de cada uma.

 

Sábado de aproximação

Neste ano, já no sábado, a Carbonífera Catarinense foi contemplada com a responsabilidade de guiar a Santa Luzia, sendo Santa Bárbara conduzida por outra mineradora. O sistema faz parte de um rodízio para que a cada ano os mineiros possam ter contato com uma das suas protetoras.

 

No sábado, A programação especial alusiva ao Dia de Santa Bárbara e Santa Luzia iniciou com a liberação de um trecho do subsolo da Mina Novo Horizonte para a visitação dos familiares dos colaboradores da Carbonífera bem como da comunidade. Após a visita, já por volta das 19h o Coral Infantojuvenil Anjos Mineiros foi responsável pela trilha sonora da recepção dos funcionários e familiares, no pátio da mina, para um encontro de fé celebrado pelo seminarista Mateus Réus dos Reis.

Após as homenagens a Santa foi em carreata direto para a igreja da comunidade de Barro Branco, onde aconteceu a Santa Missa.

 

Domingo de devoção

Seguindo as atividades, no domingo pela manhã foi realizada, ainda na comunidade de Barro Branco, a missa festiva de responsabilidade da Carbonífera Catarinense. Para conduzir a celebração estavam os padres Antônio Madeira, Valmor Boeger e Valmor Della Justina e teve a participação ativa de alguns colaboradores, o que emocionou quem pôde acompanhar o momento.

O colaborador Ednaldo Silvestre, mecânico de manutenção hidráulica da Carbonífera Catarinense, costuma participar da tradicional missa, mas desta vez foi especial, já que ele foi responsável pela leitura das preces. "Sou devoto de Santa Bárbara e para mim foi muito interessante essa oportunidade. Santa Bárbara é a padroeira dos mineiros e no final do ano, que é tempo de estarmos unidos comemorando com ela. Em 2017 pretendo voltar para, mais uma vez, participar ativamente dessa celebração”, comentou Silvestre.

Para Manuella Prestes Barato que é a Coordenadora de eventos da Carbonifera Catarinense e que participa da organização da missa "O fato de estarmos unidos num momento de fé e agradecimento já é muito forte e emocionante; pela proximidade ao Natal, que é uma data tão especial para aqueles que creem em Cristo é mais intenso ainda. E ver o empenho e dedicação dos nossos colaboradores para a cada ano deixarmos a procissão e a missa mais bonita, perceber nas pequenas atitudes a fé, o respeito e o amor pelas Santas e pela a grandiosidade do evento, é muito gratificante e me emociona profundamente", concluiu.