Meio Ambiente

Consciência certificada

Selo ISO14001; o meio ambiente foi tratado como uma das prioridades da Carbonífera Catarinense Ltda desde o início de suas operações em 1999.

Certificado ISO 14001 BRTUV

BAIXAR CERTIFICADO

A Carbonífera Catarinense Ltda foi a primeira empresa carbonífera do Brasil a ser certificada pela NBR ISO 14.001, em 2005. Desde então, a empresa é auditada anualmente, mantendo o compromisso com a melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental, que abrange todo o complexo produtivo, desde a extração do carvão, passando pelo seu beneficiamento até o seu transporte ao cliente final.

A empresa possui um rígido controle do atendimento à legislação ambiental e todas as suas unidades são licenciadas pelo órgão ambiental responsável.

Treinamentos
A fim de que todos executem suas atividades de forma responsável, a empresa realiza treinamentos frequentes com seus funcionários e terceiros, garantindo que todos tenham conhecimento de suas ações para minimizar os impactos ao meio ambiente.

Empresa Certificada - ISO 14001

Cuidamos do Meio Ambiente

Em 2008, a empresa assumiu o compromisso de recuperar até 2029 aproximadamente 530 hectares degradados por empresas que mineraram carvão desde a década de 40, além de 195 bocas de minas abandonadas. De 2008 à dezembro de 2018, a empresa já recuperou cerca de 200 hectares, representando mais de 37% dessas áreas. Também foram plantadas cerca de 15.000 mudas de espécies nativas nas áreas de preservação permanente na região de Lauro Müller. O reflexo desse trabalho é o retorno da fauna e a redução da Carga de Acidez do Rio Rocinha em mais de 80% em relação ao início dos trabalhos.

Áreas recuperadas

ÁREA 03
ÁREA 04
ÁREA 05
ÁREA 06
ÁREA 13
ÁREA 16
ÁREA 20 / Juliana
CORÉIA II
RIO CAFUNDÓ
RIO DO MEIO
ZONA 3A/B

200 Hectares Recuperados

Na região de Lauro Müller.

15.000 Mudas Nativas Plantadas

Em APPs

Menos 80% De Poluição* Do Rio Rocinha

*Carga de Acidez

Mais De R$ 15 Milhões Investidos

Até 2018

Retorno Da Fauna

Diversas espécies de animais retornaram ao ambiente

Rejeitos Sólidos

Os rejeitos grossos são enviados ao depósito de rejeitos licenciado, devidamente impermeabilizado , monitorado e fiscalizado pelo IMA e ANM.
Atualmente, a empresa não opera mais com as bacias de sedimentação. Os rejeitos finos são encaminhados para o subsolo através do processo de Backfill, o que permitiu o fechamento das bacias.
Através de estudos para a ampliação do processo de backfill para os rejeitos grossos para o subsolo, a empresa busca aumentar a vida útil do depósito de rejeitos, diminuindo a necessidade de áreas de superfície e o consequente impacto ao meio ambiente.
Os demais resíduos são encaminhados à Central de Resíduos, onde são acumulados temporariamente para posterior envio à reciclagem ou a outros destinatários finais licenciados.

EFLUENTES LÍQUIDOS

A empresa está sempre em busca de novas tecnologias para manter o uso da água em circuito fechado, sem descarte aos corpos hídricos. Apenas quando o descarte for necessário, o efluente passa pela Estação de Tratamento e atendendo a legislação ambiental.

EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

O processo produtivo da empresa não emite gases à atmosfera. Ainda assim, a empresa faz um rigoroso monitoramento de fumaça preta dos seus veículos e de terceiros à serviço da Carbonífera, além de manutenções preventivas.

AÇÕES DE CONTROLE

A Carbonífera Catarinense controla todos os aspectos ambientais significativos. Diversos monitoramentos são realizados e programas ambientais são estabelecidos para o alcance de metas cada vez mais ousadas, em busca da excelência do seu desempenho ambiental.

Política ambiental

Melhoria contínua e prevenção da poluição, atendendo à legislação e aos requisitos;

Recuperar nossos passivos ambientais e diminuir os atuais impactos, garantindo a qualidade do solo e das águas;

Capacitação e conscientização de nossos colaboradores.

ESCOPO DO SGA

Extração, beneficiamento, deposição de rejeitos de mineração e transporte de carvão mineral.