Meio Ambiente

Consciência certificada

Selo ISO14001; o meio ambiente foi tratado como uma das prioridades da Carbonífera Catarinense Ltda desde o início de suas operações em 1999.

Certificado ISO 14001 BRTUV

BAIXAR CERTIFICADO

A Carbonífera Catarinense Ltda foi a primeira empresa carbonífera do Brasil a ser certificada pela NBR ISO 14.001, em 2005. Desde então, a empresa é auditada anualmente, mantendo o compromisso com a melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental, que abrange todo o complexo produtivo, desde a extração do carvão, passando pelo seu beneficiamento até o seu transporte ao cliente final.

A empresa possui um rígido controle do atendimento à legislação ambiental e todas as suas unidades são licenciadas pelo órgão ambiental responsável.

A fim de que todos executem suas atividades de forma responsável, a empresa realiza treinamentos e simulados de emergência frequentes com seus funcionários e terceiros, garantindo que todos tenham conhecimento dos procedimentos corretos de suas ações para minimizar os seus impactos ao meio ambiente.

Empresa Certificada - ISO 14001

Cuidamos do Meio Ambiente

A Carbonífera Catarinense iniciou suas atividades em 1999, assumindo a responsabilidade de recuperar uma área total de aproximadamente 530 hectares, degradada pela atividade de mineração de carvão por outras empresas a partir da década de 40. De 2008 à abril de 2016, a empresa já recuperou 140 hectares, representando mais de 25% dessas áreas, além de 195 BMA ( bocas de minas abandonadas). Neste mesmo período, foram plantadas cerca de 13.000 mudas de espécies nativas nas áreas de preservação permanente.

Áreas recuperadas

ÁREA 03
ÁREA 04
ÁREA 05
ÁREA 06
ÁREA 13
ÁREA 16
ÁREA 20 / Juliana
CORÉIA II
RIO CAFUNDÓ
RIO DO MEIO
ZONA 3A/B

Recuperação de áreas

Essas ações de recuperação do passivo gerado a partir da década de 40 ,representam, até esse momento um investimento na ordem de R$ 13,6 milhões somente na recuperação de áreas, que envolve a remoção dos rejeitos, a conformação topográfica, a impermeabilização do terreno, a drenagem das águas pluviais, a inserção de solo orgânico e o plantio de vegetação.
Esse investimento já refletiu na volta da fauna, inclusive de algumas espécies de aves e de peixes em variados corpos hídricos.
Até 2029, a empresa irá fazer a recuperação total da área assumida. O processo de recuperação é gradativo, devido à complexidade das áreas e ao elevado investimento, e obedece aos critérios elaborados pelo Grupo Técnico de Assessoramento – GTA.
Após a finalização da recuperação, a empresa continua realizando manutenções necessárias e monitoramento da área no mínimo por mais 5 anos.

Rejeitos Sólidos

Os rejeitos grossos são enviados ao depósito de rejeito licenciado, devidamente impermeabilizado , monitorado e fiscalizado pela FATMA e DNPM. Os rejeitos finos decantam nas bacias de sedimentação para serem enviados posteriormente ao depósito de rejeitos.
Através de estudos para a aplicação de filtros prensa e envio de rejeitos grossos e finos (backfill) para o subsolo, a empresa busca aumentar a vida útil do depósito de rejeito, diminuindo a necessidade de áreas de superfície e o consequente impacto ao meio ambiente.
Os demais resíduos são encaminhados à Central de Resíduos, onde são acumulados temporariamente para posterior envio à reciclagem ou a outros destinatários finais licenciados.

EFLUENTES LÍQUIDOS

A empresa está sempre em busca de novas tecnologias para manter o uso da água em circuito fechado, sem descarte aos corpos hídricos. Apenas quando o descarte for necessário, o efluente passa pela Estação de Tratamento e atendendo a legislação ambiental.

EMISSÕES ATMOSFÉRICAS

O processo produtivo da empresa não emite gases à atmosfera. Ainda assim, a empresa faz um rigoroso monitoramento de fumaça preta dos seus veículos e de terceiros à serviço da Carbonífera, além de manutenções preventivas.

AÇÕES DE CONTROLE

A Carbonífera Catarinense controla todos os aspectos ambientais significativos. Diversos monitoramentos são realizados e programas ambientais são estabelecidos para o alcance de metas cada vez mais ousadas, em busca da excelência do seu desempenho ambiental.

Política ambiental

Melhoria contínua e prevenção da poluição, atendendo à legislação e aos requisitos;

Recuperar nossos passivos ambientais e diminuir os atuais impactos, garantindo a qualidade do solo e das águas;

Capacitação e conscientização de nossos colaboradores.

ESCOPO DO SGA

Extração, beneficiamento, deposição de rejeitos de mineração e transporte de carvão mineral.