Notícias

Voltar para notícias 08/04/2020

CCL coloca em prática plano de prevenção ao Coronavírus

Por prestar serviço essencial, fornecendo carvão mineral e garantindo a produção de energia para a região, a Carbonífera Catarinense manteve suas atividades em todo este período de quarentena determinado pelo Governo de Santa Catarina. Seguindo as orientações das autoridades de saúde e com apoio total da sua equipe técnica, a Carbonífera Catarinense tomou variadas providências para proteger seus profissionais do risco de contaminação pelo Coronavírus. Desde que o Brasil começou a ter registros de contágio, a empresa criou um comitê de crise para decidir com agilidade as principais medidas de segurança e ações, estendendo atenção também às famílias.

O plano de ação para prevenção ao COVID-19 iniciou com orientações aos funcionários e aos terceiros sobre formas de contágio, prevenção, higiene ao entrar e sair do trabalho e também no retorno à casa. 

A empresa disponibilizou álcool em gel 70% em todos os setores para higiene e álcool líquido para limpeza dos equipamentos, além de detergente para higienização das mãos, braços e antebraços. 

Todos os profissionais do grupo de risco e com sintomas de gripe foram liberados do trabalho ou mantiveram sua atuação em home office. 

Diariamente é feita medição de temperatura dos profissional e também, já na entrada da empresa, é aferida a temperatura de fornecedores para verificar se há suspeita de febre. 

Para segurança no deslocamento até a empresa, um ônibus extra foi contratado, reduzindo assim o número de pessoas em cada veículo. As janelas são mantidas abertas durante todo o percurso e os funcionários são orientados a ocuparem os bancos de forma individual, sem contato com o colega durante o deslocamento. Os veículos utilizados para o transporte dentro da mina também passam por processo de higienização frequente e, no percurso até a frente de trabalho, os profissionais utilizam máscaras e outros EPIs para prevenção do contágio. 

A Carbonífera Catarinense estendeu seus cuidados também para a casa de cada funcionário. Um completo material com informações sobre prevenção, formas de contágio, sintomas, além de orientações sobre outros cuidados na quarentena foi enviado para a família dos colaboradores. 

A empresa orientou ainda sobre o uso de máscaras, incentivando os funcionários e suas famílias a utilizarem este equipamento de proteção individual. 

Os cuidados com a saúde emocional também foram incluídos no plano de ação, com orientações e atendimento na empresa.

Todas as medidas são acompanhadas diariamente, nosso propósito e promover saúde e segurança aos profissionais do time e seus familiares