Notícias

Voltar para notícias 11/12/2017

Procissão das imagens emociona e coroa a 85ª Festa em Honra a Santa Bárbara e Santa Luzia em Lauro Muller.

A 85ª edição de uma das mais tradicionais festividades da região foi coroada com sucesso. A Festa de Santa Bárbara e Santa Luzia, realizada nesse sábado (9), foi marcada por muita fé e gratidão reunindo moradores de Lauro Müller e visitantes da região no distrito de Barro Branco.

A celebração iniciou com a apresentação da Banda da Satc, em frente à Igreja, até a chegada da transladação das imagens da Santa Bárbara, protetora dos mineiros, conduzida por nossos queridos mineiros e de Santa Luzia, protetora dos olhos, trazida por mineiros da Carbonífera Belluno. Acompanharam o carregar das Santas também alguns aposentados e crianças da comunidade.

O momento foi acompanhado de um surpreendente e emocionante show pirotécnico. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa, pelos padres Valmor Böeger, Valmor Della Giustina e o diácono Jesus tendo o Grupo Senhor Bom Jesus, de Joinville, como  o responsável pela animação.

O padre Valmor Della Giustina, destacou que, na festa da padroeira, os moradores de Lauro Müller e região encontram tudo o que precisam. “Um povo precisa de um Deus para crer, de um trabalho para sobreviver e de amigos para comemorar. Tudo isso nós temos aqui e este é o momento em que tudo isso se soma. Momento de agradecer e de celebrar. A mina proporciona a oportunidade para muitas pessoas buscarem seus sonhos, de sustentar-se, de construir uma família e de, futuramente, buscar sua aposentadoria, mas a profissão apresenta risco, então é necessário muito amor, responsabilidade, fé e proteção. Sem dúvida, esta festa é um momento de refletir sobre tudo isso e também de pedir e comemorar”, destacou.

Ao fim da missa, foi servido churrasco no salão de festas da comunidade e contou com shows gratuitos, com Jeito Louco e Tchê Kakareco. As comemorações encerraram no domingo.