Sobre a empresa

Desde 1999 instalada na cidade de Lauro Muller, a Carbonífera Catarinense com suas duas unidades tornou-se uma importante empresa para a cidade.

Hoje a Carbonífera Catarinense é a maior geradora de empregos no município, mais de 600 empregos diretos e 5000 indiretos com 68 prestadores de serviço.

Com o propósito de possibilitar a geração de energia a empresa preza por ações que fomentem o desenvolvimento econômico e sustentável da comunidade.

Temos uma importante grandeza em cotas de carvão energético junto a Diamante.

Os pilares fundamentais que regem as ações organizacionais são a responsabilidade com as pessoas, segurança e meio ambiente.

A Carbonífera Catarinense foi a primeira empresa carbonífera a receber o selo ISO 14001, no Brasil. Fazendo parte do movimento ODS, conquistou em 2021 o selo de Signatário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Missão

Extrair, beneficiar e comercializar combustível de carvão mineral e minerais industriais atendendo as necessidades dos clientes internos e externos com responsabilidade sócio-ambiental.

Visão

Ser uma organização de excelência em extração, beneficiamento e comercialização de combustível de carvão mineral e minerais industriais de maneira sustentável.

Valores

• Responsabilidade sócio-ambiental;
• Satisfação dos clientes internos e externos;
• Melhoria Contínua;
• Qualidade e Produtividade;
• Transparência;
• Honestidade.

+ de 5 mil Empregos gerados
+ de 200 Ações sociais realizadas
+ de 2.100 Famílias beneficiados com as ações sociais
+ de 2.800 Horas em treinamento e desenvolvimento de profissionais por ano
+ de 450 Profissionais usufruindo da aposentadoria
+ de 2.000 Consultas médicas por ano
15.000 Mudas plantadas
160 Hectares reflorestados
- 56.500 Deixamos de consumir 56.500 folhas de papel em 1 ano
45% De redução na utilização de copos plásticos em 2 anos
- 13 t Deixamos de gerar 13 toneladas de resíduos perigosos
+ de 200 Hectares de áreas degradadas foram recuperados

Por que valemos à pena?

O trabalho dignifica e permite a segurança da família. Posso dizer que exercer uma atividade com compromisso, nos dá a certeza do dever cumprido, da realização profissional e pessoal, principalmente quando se coloca amor e respeito ao que se faz!

Valorizo a evolução do setor de extração de carvão mineral, com a mecanização, melhoria do ambiente de trabalho, saúde e segurança. Acredito na força do funcionamento de projetos sociais, que foram criados e acompanhados para os colaboradores, familiares e comunidade. Posso acrescentar o fato de a empresa estar instalada e integrada na vida do município de Lauro Müller, contribuindo para o seu desenvolvimento e progresso.

Também por estarmos há 23 anos, desde a abertura da primeira mina, vencendo tantos desafios que possibilitaram o aumento gradativo da oferta de empregos nas mais diversas profissões, tornando a Carbonífera Catarinense a maior empregadora do município, sempre com a confiança do investimento no ser humano e um olhar que agrega as famílias de cada um. Atualmente, muitos já estão usufruindo de aposentadoria e tantos outros, compartilhando conosco a tarefa de prosperar, no cumprimento da missão da nossa grande família que é a Carbonífera Catarinense Ltda.

Astrid Barato
Administradora

Responsabilidade Social

A Carbonífera Catarinense desenvolve ações focadas no desenvolvimento e bem estar da cidade de Lauro Muller. O envolvimento da empresa na comunidade se faz através de ações sociais.
Conheça algumas:

Projeto iniciado em 2003, formado por mulheres da comunidade que juntas se reúnem semanalmente para confeccionar enxovais de bebês.
Os enxovais são doados para mamães em vulnerabilidade social. Já foram entregues mais de 1800 enxovais.
Crianças da comunidade obtém seus primeiros contatos com a música através do Coral Infantojuvenil Anjos Mineiros.
O projeto envolve através de atividades educativas, culturais e de lazer o que enriquece seus integrantes
Ação de entrega de litros de leite beneficiando as crianças da APAE de Lauro Muller. Em 7 anos já foram entregues mais de 11.088 litros de leites.
A empresa se envolve diretamente em ações da vida diária do município com campanhas solidárias, eventos socioculturais, comemorações natalinas e festas como a de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros.

Departamento Médico

Medicina do Trabalho:
O Departamento Médico da empresa possui um técnico em enfermagem e um médico, de segunda à sexta-feira à disposição de seus colaboradores.

Ações realizadas pelo Departamento Médico da Empresa:
• Periódicos :
Exames são feitos conforme as funções : audiometria, espirometria, raio x de coluna lombo sacra e tórax.

• Vacinação:
Imunização de todos os funcionários contra a Gripe H1N1

• Fisioterapia : A empresa disponibiliza uma fisioterapeuta para realizar atendimentos aos funcionários de encaminhamentos do Médico do Trabalho

• Ginástica Laboral: Uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho com colaboradores de superfície com o auxílio da Fisioterapeuta, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões

• Medição de Pressão Arterial : O técnico em enfermagem uma vez na semana realiza aferições de pressão com os funcionários do escritório.

• Outubro Rosa: Trabalho com as mulheres para a prevenção do câncer de mama.

• Novembro Azul : Trabalho com os homens através de palestras e boletins informativos para prevenção de câncer de próstata.

Segurança no trabalho

SESMT:
Uma equipe de profissionais da saúde, que coordena importantes ações que impactam positivamente na vida dos colaboradores da Carbonifera Catarinense.

CIPAMIN (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração):
Anualmente todas as empresas de mineração na região carbonífera se reúnem para realizar a CIPAMIN, um evento voltado a segurança na mineração onde são abordados temas relacionados ao setor. A Carbonífera Catarinense participa com uma peça teatral onde orienta, no palco, sobre prevenções de acidentes. O Grupo de teatro Raízes do Carvão conta com a participação voluntária de colaboradores de todos os setores da empresa.

SIPATMIN (Semana Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração):
A SIPATMIN na Carbonífera Catarinense, acontece anualmente, sendo 03 dias de evento com foco total na segurança e bem estar do trabalhador. O tema do evento é escolhido através de um concurso interno que define a melhor slogan para SIPATMIN . Na SIPATMIN ainda acontece a apresentação do Grupo Raízes do Carvão.

Grupo de Teatro Raízes do Carvão:
O grupo de Teatro Raízes do Carvão é formado por funcionários de superfície e subsolo da empresa. O grupo anualmente além de se apresentar na SIPATMIN da empresa também realiza apresentações na CIPAMIN e outros eventos internos como dia do trabalho e festa de Santa Bárbara.