Notícias

Voltar para notícias 03/09/2020

Astrid Barato, diretora da empresa, contou os desafios da pandemia na 2ª edição de talks promovida pela Alfa Comunicação e Conteúdo

Alfa Talk: ações de comunicação interna estão entre as principais ações realizadas pela Carbonífera Catarinense em meio a pandemia

Astrid Barato, diretora da empresa, contou os desafios da pandemia na 2ª edição de talks promovida pela Alfa Comunicação e Conteúdo

Para todos, sejam pessoas ou empresas, a pandemia do novo coronavírus trouxe grandes desafios, e numa indústria de extração de carvão algumas particularidades tornam o cenário ainda mais especial. Como setor considerado essencial, a Carbonífera Catarinense abastece a usina termelétrica Jorge Lacerda e buscou desde o início da crise pandêmica fortalecer as ações de comunicação interna integrando colaboradores, famílias e comunidade na intensificação do cumprimento das medidas de prevenção ao vírus.. Todos os cenários e a história de enfrentamento da covid-19 e suas consequências dentro da empresa foram pauta, na manhã desta terça-feira (1º), de um evento virtual com Astrid Barato. A diretora da Carbonífera Catarinense foi a convidada do Alfa Talk, evento semanal promovido de forma gratuita pela Alfa Comunicação e Conteúdo.

Acesse o conteúdo da conversa em vídeo no Youtube e em áudio nos principais aplicativos de podcasts (Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Castbox).

De acordo com a diretora, o comitê de crise já era uma realidade da empresa, mas se tornou ainda mais ágil como forma de resposta direta às crises que surgiam. “Nós reforçamos a comunicação interna como forma de tranquilizar e orientar os colaboradores e suas famílias. O resultado foi muito positivo visto que conseguimos ficar quatro meses sem nenhum caso da doença dentro da empresa”, conta Astrid.

Outro aprendizado importante, segundo Astrid Barato, foi a consciência interna de como a empresa era essencial, tanto para a geração de energia como para Lauro Müller, já que a carbonífera responde por 50% da receita do município. Esta percepção provocou, inclusive, o envolvimento da própria empresa nas ações preventivas do município, assumindo parte da triagem de casos suspeitos. 

O home office e o uso das plataformas digitais com mais frequência também se tornaram uma realidade dentro da Carbonífera. “Nós nos reinventamos sob pressão e eu acredito que essas mudanças não terão mais volta, a otimização do tempo possibilidade mais produtividade e um novo modelo de trabalho”, ressalta a líder.

As próximas edições do evento serão realizadas das 8h30 às 9h, toda terça-feira pelo Zoom. No dia 8 de setembro o diretor executivo da Unicred Centro Sul, Marcelo Lima, contará as experiências da cooperativa de crédito no meio da pandemia, a gestão interna e as ações em direção à comunidade.