Notícias

Voltar para notícias 09/12/2020

Mineiros comemoram com emoção dia de Santa Bárbara e Santa Luzia

A tradicional cerimônia em honra a Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, e Santa Luzia, celebradas em 04 de dezembro, foi repleta de emoção. A Carbonífera Catarinense Ltda e seus profissionais prepararam com zelo todos os detalhes da comemoração, tomando os devidos cuidados para evitar o contágio da Covid-19. Da procissão em subsolo até as duas missas celebradas na noite do dia 03 e na manhã do dia 04, todos os momentos demonstraram o afeto e entusiasmo que os mineiros têm por seu trabalho e o orgulho de sua padroeira. Neste ano, as celebrações foram realizadas no salão da Igreja de Barro Branco, por ser mais amplo, arejado e permitir a participação de todos com distanciamento.

A festa foi iniciada já no dia 03, com a procissão de imagens pequenas das duas santas no subsolo da Mina Bonito, passando de altar em altar, com os mineiros em oração, até a chegada em superfície onde estava o andor com a grande imagem de Santa Luzia. Da portaria da mina, profissionais da CCL acompanharam em seus carros a trasladação da imagem até o Salão da Igreja de Barro Branco. No percurso, o encontro com a trasladação de Santa Bárbara, neste ano realizada pelos profissionais da Carbonífera Belluno. Após as romarias, uma missa foi realizada.

Na manhã do dia 04 de dezembro, mais emoção na missa em honra a Santa Bárbara. Já na entrada, a imagem da santa foi acompanhada pelo funcionário da CCL Santos Acordi declamando o poema que conta a história da menina Bárbara, santificada após ser maltratada e decapitada pelo próprio pai por escolher a doutrina cristã. No ofertório, mais emoção. Além dos símbolos cristãos, os mineiros ofereceram a geração de energia essencial para todos, as oportunidades de treinamento proporcionadas neste ano pela tecnologia e o espírito de equipe, fundamental para a superação de um ano desafiador como o de 2020.